Carregando...
blog
  • Dicas SC: Iluminação de ambientes

    Dicas SC: Iluminação de ambientes

    -

    A iluminação de ambientes bem-feita pode transformar o lugar em mais aconchegante, trazendo aquela vontade de ficar um pouco mais! Ela pode, também, mudar a percepção do espaço de forma a dinamizar as atividades ali exercidas.
    É tanta diferença que em reformas, por exemplo, a luz pode ser um ponto forte para mudar o ambiente inteiro! A iluminação pode direcionar o olhar das pessoas para que reparem em detalhes que não notavam antes.
    São muitas as possibilidades, porém, em contrapartida, a iluminação inadequada pode desvalorizar todo o trabalho que você teve ao planejar um ambiente. As dicas que trouxemos a seguir são para te guiar no momento de escolher os tipos de lâmpadas e luminárias, confira:

    A utilidade
    Pense na iluminação tendo uma utilidade no ambiente, como: iluminar a área mais utilizada no espaço dando mais visibilidades para pontos específicos da cozinha, banheiro, escritório, lavanderia. Para esses cenários, são mais recomendadas as lâmpadas brancas.
    Para locais de descanso, como salas e quartos, uma luz mais amarelada pode trazer a sensação de “descanso aos olhos”, tornando o ambiente mais aconchegante.

    Luz e decoração
    Luminárias, arandelas e abajures ajudam na iluminação e são ótimos complementos para a decoração. No entanto, é preciso atenção na hora de escolher essas peças, prezando pela harmonia delas com os demais móveis e itens de decoração do seu ambiente. Considere sempre o material que são feitas e seus formatos - pois podem produzir sombras nas paredes e no teto, esquentar ou ocupar espaço demais.

    Iluminação indireta
    Ótimo recurso para chamar a atenção para um objeto ou área específica e ao mesmo tempo, iluminar o restante do ambiente, de forma sútil. Assim acontece, por exemplo, com abajures sobre aparadores ou mesas; as lâmpadas de piso dando destaques a espaços decorados no ambiente; ou as arandelas destacando um quadro ou o papel de parede de onde esteja instalada.

    Destaque os móveis
    Um móvel muito bonito no ambiente realmente merece destaque. Da mesma forma, um móvel usado para desenvolver uma atividade específica (exemplos: poltronas de leitura, balcões de cozinha, espelhos para maquiagem), pede melhor iluminação. Um bom recurso para isso são os spots direcionados ou fitas de LED.
    A propósito, para iluminação de móveis, as luzes de LED são as mais recomendadas por não esquentarem e por sua durabilidade.

    Evite o ofuscamento
    Superfícies lisas ou espelhadas podem gerar um efeito de ofuscamento - quando a luz reflete na superfície e afeta a visão de forma incômoda. Esse é um detalhe que pode comprometer um projeto inteiro, portanto, merece muita atenção.
     
    Existem muitas formas de iluminar ambientes, muitos tipos de lâmpadas e luminárias (que variam seja por sua capacidade de iluminar ou pelo seu design). Concilie a utilidade que deseja com a decoração do ambiente - e busque profissionais qualificados para te ajudar nesse processo.

Notícias Relacionadas